Postagens

18 de mar. de 2016

Mandamentos de boa postura da internet

Sempre vemos por aí uma internet recheada de desinformação e ruídos. Principalmente em épocas de assuntos polêmicos, pessoas vociferam opiniões às vezes infundadas e impensadas rede afora, e isso pode ser perigoso, já que aquele argumento errôneo pode influenciar outros a cometerem o mesmo fatídico fracasso.

Portanto, segue alguns toques de boa convivência virtual, como forma a ajudar a todos a terem um lazer internético mais divertido e saudável:

1. Sempre pesquisarás

Antes de sair comentando qualquer coisa por aí, tenha certeza de que você sabe o mínimo suficiente daquele assunto. Isso ajuda a manter o debate saudável e, ao mesmo tempo, permite que você discuta de maneira inteligente com outras pessoas.

2. Lerás o outro lado

Mesmo que você tenha uma posição contrária a uma linha política, religiosa ou social, se informar de assuntos que você é contra a respeito ajuda a embasar seus argumentos e evitar ser pego de surpresa por questionamentos do outro lado. Não entenda como uma guerra, mas o atrito gerado por um bom debate tende a ser positivo até para aqueles que somente estão acompanhando-o, sem opinar em nada.

3. Não terás preguiça

Um erro gravíssimo é tentar nos informar apenas pelo título de alguma coisa. Manchetes podem ser extremamente tendenciosas e não demonstram desdobramentos que o texto completo possui — ou pelo menos deveria possuir. Deixe a preguiça de lado e se informe corretamente!

3. A teu ego dominarás

Fato: é mais comum do que pensamos a nossa falta de capacidade em aceitarmos que estamos errados ou, no mínimo, equivocados quando em uma discussão e, dessa forma, evitarmos receber qualquer crítica. Não faça isso. Aceite que o argumento do outro foi melhor naquele momento, e estude de forma a refutá-lo posteriormente com coesão e maturidade. Ninguém gosta de pirraça, e maus perdedores não são levados a sério em lugar algum.

4. Mentiras não serão semeadas

Cuidado ao sair compartilhando qualquer coisa só porque está na internet. Existem várias notícias falsas que são publicadas em sites duvidosos somente para fazer com que os mais desatentos cliquem nelas e gerar visualizações e monetização. Até mesmo grandes veículos de comunicação às vezes publicam textos equivocados ou tendenciosos.

Na dúvida, não publique.

5. Desconfiarás de cada ponto

Não é para ser paranoico, mas mesmo o mais idôneo meio de comunicação já cometeu gafes graves. Sempre leia fontes diferentes, e tente refletir por si só sobre o que leu. Dessa forma você cria independência e com o tempo, conseguirá filtrar melhor todas as minúcias escondidas dentro das mensagens.

6. Nunca comentará falácias

Não é necessário discutir muito sobre isso, melhor ver na prática: acesse o link www.papodehomem.com.br/falacias-logicas/ e leia a respeito. Aposto que você mesmo se surpreenderá do tanto de coisas falaciosas que executa durante suas discussões e não havia reparado.

7. Não alimentarás o troll

Trolls sempre vão existir e em vários casos, apenas são aqueles que desvirtuam toda uma boa discussão. Não caia nessa. Evite-os ou faça-os cair em seu próprio jogo.

8. Serás educado

Muitas vezes alguém perde a cabeça (principalmente em função do Quarto Mandamento) e começa a esbravejar xingamentos homofóbicos, xenofóbicos, sexistas... Cuidado para não entrar nisso. Mostre que você não precisa se rebaixar nesse ponto para levar a discussão adiante; não há necessidade de continuar um assunto quando alguém quer evitar qualquer diálogo coerente.


9. Cuidado com o que escreverás

Naturalmente, tudo aquilo que você escreve e publica pode ser interpretado de várias maneiras, de acordo com aquele que lê. Por isso, todo cuidado é pouco: muita dor de cabeça pode ser evitada se você ler e reler algo antes de confirmar o compartilhamento. Uma vez que a mensagem foi para a internet, você não tem ideia nenhuma de onde aquilo pode – e como – vai chegar.


10. Terás postura

Se publicar alguma coisa e se arrepender depois, aceite. Assuma que você se equivocou, mas hoje pensa diferente e que aquilo poderia ter sido reescrito de outra forma ou simplesmente não ter sido postado. Ser honesto é uma das maiores características impessoais do ser humano, e você estará sendo tanto consigo mesmo quanto para a comunidade virtual. Todos saem ganhando!

0 comentários:

Postar um comentário